MENU
Introdução
Rádio FM
Rádio AM
Rádio com CI
Home
 
CALIBRAÇÃO DE RÁDIO
 

CALIBRAÇÃO DE RÁDIO FM

Abaixo temos a foto de uma placa de rádio AM/FM da "Motorádio" usando transístores, onde indicamos a sequência de calibração e abaixo explicamos os procedimentos detalhadamente:

1° Calibração da etapa de FI - Sintonize uma emissora de FM, de preferência uma que esteja com volume baixo. Ajuste o núcleo das bobinas de FI de FM procurando obter o máximo de volume e o mínimo de chiado em cada uma. A calibração deve ser feita da última para a primeira bobina.

2º Calibração do sintonizador - Vamos precisar de um rádio funcionado perfeitamente para ajustar o descalibrado.

a) Sintonize o rádio bom na emissora de 88,1 MHz (Gazeta), coloque o eixo de sintonia do rádio descalibrado em 88, 1 MHz e ajuste a bobina osciladora até encontrar a emissora do rádio bom.

b) Sintonize o rádio bom na emissora de 107,3 MHz (Eldorado ESPN), coloque o eixo de sintonia do rádio descalibrado em 107,3 MHz e ajuste o trimmer oscilador até encontrar a emissora do rádio bom.

c) Aumente o volume da emissora de 88,1 MHz na bobina de antena e da emissora de 107,3 MHz no trimmer de antena.

     

 

 
     
 
Quem somos Cursos em vídeo Esquemas Livros Componentes Contato
 
 
O conteúdo deste site (à excessão de algumas fotos e alguns artigos cedidos gentilmente) pertence à Burgoseletronica Ltda-ME CNPJ 11.229.552/0001-92, Iscrição Estadual 148.836.624.110, não sendo permitido a sua comercialização sem autorização por escrito dos autores. © Copyright 2010 Burgoseletronica Ltda ME