MENU
Introdução
Magnetron
Fonte de AT
Motores e lâmpada
Proteções
Placa de controle
Parte mecânica
Home
CURSO DE FORNO MICROONDAS
 
CONSERTOS NOS CIRCUITOS DE PROTEÇÃO E ALIMENTAÇÃO DO FORNO

1. FORNO NÃO FUNCIONA E DISPLAY NÃO ACENDE

  1. Verifique se chega 110 V no cabo de força - Se não chegar o cabo está interrompido e deve ser trocado;

  2. Teste a frio os fusíveis de 15 A e térmicos;

  3. Fusível de 15 A queimado - Antes de trocá-lo, teste a frio o magnetron, trafo, diodo e capacitor de A.T. Se estão bons, reponha o fusível e veja o que acontece:

  4. Forno funciona normalmente - Deixe-o funcionando por 15 minutos e após desligue e veja se o fusível esquentou muito. Se isto ocorreu, troque o porta-fusível. Se o fusível não esquentou, ele queimou devido a deficiência de fabricação (era muito vagabundo). Basta trocá-lo por um de 20 A.

  5. Ao apertar a tecla "LIGA"do painel o fusível queima na hora - defeito na microchave monitora ou no circuito de A.T.

  6. Desconecte o primário do trafo de A.T. e coloque outro fusível - Se ele queimar de novo o defeito é na microchave monitora ou no acionamento da mesma (trinco da porta, suportes das chaves). Se o fusível não queimar mais, o defeito é no circuito de A.T.

  7. Conecte o primário e desconecte o secundário de A.T. do trafo - Se o fusível queimar, o defeito é o trafo de A.T. com espiras em curto. Se o fusível não queimar, o defeito é nos outros componentes da A.T. (magnetron, diodo ou capacitor)

  8. Fusível térmico aberto - Substitua-o por um fio grosso e ligue o forno. Se o ventilador não funciona, o motor dele pode estar com defeito, a hélice pode estar patinando ou não chegando 110 V neste componente. Se ao ligar o forno na tomada o magnetron já entrar em funcionamento direto, o defeito estará localizado na placa de controle (relê, transístor de acionamento, etc). Se o fusível termico está aberto devemos fazer todos os testes para verificarmos se o magnetron ainda está bom.

  9. O forno não funciona, mas o cabo, a fiação e os fusíveis estão bons - Neste caso o defeito é na placa de controle, a qual explicaremos na seção da placa de controle.

2. PAINEL ACENDE MAS FORNO NÃO AQUECE E VENTILADOR NÃO GIRA

Neste caso o defeito está na chave primária. Verifique se o conector desta chave não está oxidado ou queimado. A seguir, troque a chave.

3. O VENTILADOR GIRA DIRETO E AS TECLAS "LIGA" NÃO FUNCIONAM

Este defeito é causado pela chave secundária. Veja o conector dela e troque-a.

4. FORNO FUNCIONA, MAS A LÂMPADA NÃO ACENDE

Teste a lâmpada a frio ou a quente, se bem que quando ela está queimada, no visual já se nota. Se a lâmpada está boa, verifique se o soquete não está enferrujado. Veja as ligações do soquete e o estado dos conectores ligados na lâmpada.

5. VENTILADOR NÃO GIRA E FORNO SUPERAQUECE

Teste o motor do ventilador, veja o estado da hélice e das ligações deste motor.

6. FORNO FUNCIONA, MAS O PRATO NÃO GIRA

Verifique o estado da “estrela” de plástico que fica no eixo do motor (é comum ela quebrar e ficar patinando). Teste o motor do prato e verifique as ligações dele.

Voltar

 

 
     
 
Quem somos Cursos em vídeo Esquemas Livros Componentes Contato
 
 
O conteúdo deste site (à excessão de algumas fotos e alguns artigos cedidos gentilmente) pertence à Burgoseletronica Ltda-ME CNPJ 11.229.552/0001-92, Iscrição Estadual 148.836.624.110, não sendo permitido a sua comercialização sem autorização por escrito dos autores. © Copyright 2010 Burgoseletronica Ltda ME