MENU
O que são
Como testá-los
Home
FOTOACOPLADORES
 

COMO TESTAR UM FOTOACOPLADOR

Os tipos mais simples (LED e fototransístor interno) podem ser testados usando dois multímetros na escala de X1, como podemos ver abaixo:

Meça com um dos multímetros o pino 1 e 2 nos dois sentidos. O ponteiro só deve deflexionar num sentido. Se deflexionar nos dois, o LED está em curto e o fotoacoplador não presta mais. Se o ponteiro não mexer em nenhum sentido, o LED está aberto. Medindo os pinos 3 e 4 (fotoacoplador de 4 pinos) ou os pinos 4 e 5 (fotoacoplador de 6 pinos) o ponteiro não deve deflexionar em nenhum sentido enquando não se polariza o LED. Se o ponteiro mexer, o fototransístor está com defeito e a peça está inutilizada. Agora usaremos os dois multímetros. Coloque a ponta preta de um deles no pino 3 (4 pinos) ou 5 (6 pinos) e a vermelha no pino 4 dos dois tipos. Com o outro multímetro meça os pinos 1 e 2 nos dois sentidos. Observe que quando o ponteiro mexe, o do outro multímetro acompanha. Se isto ocorrer, o fotoacoplador está bom. Se o ponteiro de um multímetro mexer e o do outro não, o fotoacoplador está com defeito.

 

 
     
 
Quem somos Cursos em vídeo Esquemas Livros Componentes Contato
 
 
O conteúdo deste site (à excessão de algumas fotos e alguns artigos cedidos gentilmente) pertence à Burgoseletronica Ltda-ME CNPJ 11.229.552/0001-92, Iscrição Estadual 148.836.624.110, não sendo permitido a sua comercialização sem autorização por escrito dos autores. © Copyright 2010 Burgoseletronica Ltda ME