MENU
Introdução
Magnetron
Fonte de AT
Motores e lâmpada
Proteções
Placa de controle
Parte mecânica
Home
 
CURSO DE FORNO MICROONDAS
 

FONTE DE ALTA TENSÃO (A.T.)

A função deste circuito é fornecer a tensão de 4.000 V para o magnetron emitir as ondas. É formado por um transformador grande ("trafão") que aumenta a tensão da rede de 110 para 2.000 V, um diodo retificador de alta tensão e um capacitor de filtro com isolação de mais de 2.000 V. Estes dois componentes transformam a alta tensão em contínua e dobram para 4.000 V. Abaixo vemos o esquema do circuito de alta tensão dos fornos microondas:

O transformador tem um primário para 110 ou 220 V (dependendo do modelo de forno) e dois secundários, um de 2.000 V e outro de 3 V. O capacitor de filtro tem um resistor embutido para descarregá-lo assim que o forno é desligado.

Funcionamento da fonte de A.T. - Quando o terminal de cima do secundário fica positivo, o diodo conduz e carrega o capacitor com - 2.000 V. Quando o terminal de cima fica negativo, o diodo não conduz e a carga do capacitor (- 2.000 V) se soma com a tensão do secundário (- 2.000 V), resultando numa tensão contínua de - 4.000 V aplicada no filamento-catodo do magnetron.

OBS. IMPORTANTE - Nunca coloque a mão em nenhum dos componentes do circuito de A.T. antes de desligar o forno da tomada. Um choque neste circuito é muito perigoso e às vezes fatal, porque além da tensão ser alta, a corrente também é.

Transformador de alta tensão (AT)
Como testar o trasformador de AT
Diodo de AT
Como testar o diodo de AT
Capacitor de AT
Como testar o capacitor de AT
Consertos nos circuitos de AT
     

 

 
     
 
Quem somos Cursos em vídeo Esquemas Livros Componentes Contato
 
 
O conteúdo deste site (à excessão de algumas fotos e alguns artigos cedidos gentilmente) pertence à Burgoseletronica Ltda-ME CNPJ 11.229.552/0001-92, Iscrição Estadual 148.836.624.110, não sendo permitido a sua comercialização sem autorização por escrito dos autores. © Copyright 2010 Burgoseletronica Ltda ME