MENU
O que são
Tipos
Resistor e capacitor
Eletrolítico e bobina
CI e transistor
Encapsulamentos
Dessoldagem
Dessoldagem 1
Dessoldagem 2
Dessoldagem 3
Dessoldagem 4
Dessoldagem 5
Estação ar quente
Procedimento
Soldagem
Soldagem 1
Soldagem 2
Soldagem 3
Soldagem 4
Mais ferramentas
Home
COMPONENTES SMD
 

Dessoldagem de SMD com soprador de ar quente

Esta é uma excelente ferramenta para se retirar SMD de placas de circuito impresso. Atualmente você já encontra bons sopradores de ar quente por 200 a 300 reais. Ele vem inicialmente com 4 tipos de bicos, porém eles podem ser adquiridos separadamente. A pressão e a temperatura do ar quente depende do tamanho e do tipo do CI que será retirado da placa, porém na maioria da vezes temperaturas entre o número 4 e 7 e a pressão do ar também entre 4 e 7 nas duas chaves seletoras. Veja abaixo uma estação de ar quente da marca "Linkko":

Cuidados a serem tomados com o soprador de ar quente

Eles visam a aumentar a durabilidade da ferramenta e não danificarem a placa de circuito impresso:

Cuidado 1 - Antes de ligar a chave on/off dele coloque o botão do ar no máximo e o calor no mínimo. Ligue o aparelho e deixe sair o ar por 30 segundos. Após isso vá aumentando o calor até chegar nos níveis entre 4 e 7 confome explicado e estará pronto para uso.

Cuidado 2 - Na hora de desligar primeiro coloque o calor no mínimo e o ar no máximo. Deixe sair ar por 1 minuto e só após desligue a chave on/off. Estes dois cuidados visam a evitar a queima da resistência.

Cuidado 3 - Não deixe cair no chão a ponteira por onde sai o ar. É ali que fica a resistência e uma pancada pode quebrá-la.

Cuidado 4 - O soprador deve ser usado em placas de fibra de vidro. As de fenolite entortam com o calor porque são feitas de papelão.

 

 
     
 
Quem somos Cursos em vídeo Esquemas Livros Componentes Contato
 
 
O conteúdo deste site (à excessão de algumas fotos e alguns artigos cedidos gentilmente) pertence à Burgoseletronica Ltda-ME CNPJ 11.229.552/0001-92, Iscrição Estadual 148.836.624.110, não sendo permitido a sua comercialização sem autorização por escrito dos autores. © Copyright 2010 Burgoseletronica Ltda ME